Manhã de 29/11, festiva na instituição Pequeno Cotolengo Cearense Dom Orione, na minha querida cidade de Caucaia/CE. A Festa da Gratidão que contou com a presença de garotos da base do Fortaleza e outras figuras ilustres da nossa mídia cearense, como os amigos Nilson Fragata, Pedrinho dos Brasas do Forró, Emanuel e banda, todos voluntários. Não poderia esquecer do meu amigo Jeovah Fermel, quem nos mandou esta pauta, e fico bastante feliz com o empenho e o compromisso social destas pessoas. Na quadra o que não poderia passar em branco era aquele velho rachinha, só que neste dia especial tinha duas figuras conhecidas dos campeonatos de base do nosso estado, Klisma Levi, Campeão Cearense Sub-15, pelo Fortaleza Esporte Clube, e o meu querido amigo Vitor Ribeiro, atleta do Sub-17 do Fortaleza Esporte Clube. Festa esta, estendida ao som de muita música, apresentações artísticas e brincadeiras. Ações assim estão cada dia mais inseridas em nosso dia a dia, embora pouco divulgadas, não por falta de quem faça, mais por desnecessidade de ostentar, as coisas são fluidas em seu tempo. Digo mais, se você tem a vontade de ajudar, conheça um pouco mais da história da Instituição Pequeno Cotolengo Cearense Dom Orione, e se puder visite a sede em nosso estado.
no centro, Vitor Ribeiro e Klisma Levi, atletas do Fortaleza (base) Foto: Jeovah Farmel |
Conheça um pouco da história da instituição;
HISTÓRIA
O Pequeno Cotolengo é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e vinculado à Pequena Obra da Divina Providência – congregação religiosa da Igreja Católica Romana, fundada pelo padre italiano, S. Luís Orione – que oferece um trabalho de excelência no atendimento aos portadores de deficiências múltiplas. É dirigido pelos religiosos Orionitas, em parceria com fiéis leigos, cativados pelo carisma de S. Luís Orione.
ORIGEM E NOME
Os Pequenos Cotolengos foram fundados por Dom Orione após a 1ª Guerra Mundial, a fim de acolher os mais sofredores e abandonados.
A instituição recebe este nome em homenagem a S. José Benedito Cottolengo, um padre italiano do séc. XIX, fundador de casas de assistência a pessoas pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todas as pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.
NO BRASIL
A Pequena Obra da Divina Providência mantém, em suas 02 províncias no Brasil, 07 Pequenos Cotolengos. São eles:
- Pequeno Cotolengo Paulista, em Cotia - SP (Fundado em 1964)
- Instituto Dom Orione, em Brasília – DF (Fundado em 1964)
- Pequeno Cotolengo Paranaense, em Curitiba - PR (Fundado em 1965)
- Pequeno Cotolengo Orionópolis Catarinense, em São José – SC (Fundado em 1987)
- Pequeno Cotolengo Sul-Matogrossense, em Campo Grande – MS (Fundado em 1996)
- Pequeno Cotolengo Cearense, em Caucaia – CE (Fundado em 2005)
- Pequeno Cotolengo Mineiro, em Belo Horizonte – MG (Iniciando as atividades)
O PEQUENO COTOLENGO CEARENSE
O Pequeno Cotolengo Cearense foi fundado em 15 de abril de 2005. É pessoa jurídica de direito privado, associação de fins não econômicos, associação beneficente, de caráter educacional e de assistência social. Está situado numa região periférica da cidade de Caucaia -CE, onde o índice de pessoas carentes e com algum tipo de deficiência é muito alto, não havendo recursos suficientes para os atendimentos básicos necessários para a vida humana e políticas públicas suficientes voltadas a este público.
Foto: Institucional/Redes Sociais |
Sua infraestrutura foi erigida através de recursos financeiros adquiridos pela Pequena Obra da Divina Providência, através de suas obras no exterior.
Aos 13 de janeiro de 2008, o Pequeno Cotolengo Cearense foi inaugurado. A ocasião contou com a presença de autoridades civis e religiosas.
A obra foi inaugurada com a missão de levar o Evangelho através da caridade, servindo com amor aos menos favorecidos e proporcionando melhor qualidade de vida aos seus atendidos. Com a inauguração, uma comunidade religiosa passou a residir no prédio, para iniciar e gerir os trabalhos assistenciais.
No início de 2008, a instituição atendia 42 crianças e jovens, diagnosticadas com Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiência Motora, Deficiência Mental Leve e Síndrome de Down, entre outras.
Em 2009, as atividades deram continuidade em parceria com a Secretaria de Educação de Caucaia, atendendo 70 crianças e jovens.
Em 2010, o Pequeno Cotolengo aumentou sua capacidade de atendimento para 90 crianças e jovens portadores de deficiência.
E em 2011, o público atendido aumentou para 100 atendimentos diários.
Nos anos de 2012 e 2013, o Pequeno Cotolengo passou a atender 135 crianças e jovens com deficiência, oferecendo as seguintes modalidades de serviços: Assistência Social, Educação Especial, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Inclusão Digital, Panificação, Terapia Ocupacional e Casa de Passagem (para pessoas em situação de vulnerabilidade social), além de atividades direcionadas às 120 mães dos nossos atendidos.
Atualmente, contamos com 316 atendimentos diários diretos, além dos moradores do Lar de Dom Orione, que neste ano chegaram a 19 jovens com deficiência, do sexo masculino.
O Pequeno Cotolengo Cearense está localizado na Travessa Pe. José Maria Moura, 284 – bairro Arianópolis – Caucaia – CE. CEP.: 61.656-160 - Fone: (85)3475-2959
Nenhum comentário:
Postar um comentário