As categorias de base do Ferroviário sempre foram conhecidas como um grande celeiro de talentos formados para o futebol cearense. Do campo da Barra do Ceará já saíram jogadores que vestiram a camisa de grandes times do Brasil. Alguns chegaram até a disputar competições importantes no mundo como a Champions League ou a Liga Europa. Há sempre os mais famosos, porém há também aqueles que passaram pela escolinha do clube e despontaram em outras equipes, um exemplo disso é Alyson Henry, treinador que saiu da base do Ferroviário, para fazer sua própria história em clubes do sul do país. (texto do Almanaque do Ferroviário)
Fotos: Arquivos Pessoais |
Alyson, ficou no Ferroviário de 2012 à 2015, e viveu bons momentos na equipe Sub-20, ao ficar na terceira colocação em 2013 e 2014, no Cearense Sub-20, em 2013, o feito foi repetido também no Sub-17, competições estas chanceladas pela Federação Cearense de Futebol. Alem de ser campeão pelo Sub-17, nas competições alternativas da Super Liga dos Doze do Quintino Cunha, e da II Copa Vovozão.
Tive a oportunidade de conversar com Alyson, que hoje está na Coordenação de Base do Brasil de Pelotas, e também teve passagem pela equipe do Flores de Cunha/RS, acompanhe abaixo;
Alyson Hanry |
A base.
(Alyson Henry) A base para mim além de proporcionar uma evolução profissional pessoal, pois é onde coloco meus conhecimentos (teoria) em prática é onde eu posso trabalhar na formação de atletas que almejam ingressar um dia no futebol profissional. E quando um atleta que eu ajudei na formação chega ao profissional eu fico muito feliz de saber que pude ajudar de alguma forma aquele atleta.
Base pós Copa de 2014.
(Alyson Henry) Infelizmente muito se falou e pouco se fez, mas houve um certo avanço. E com a nova determinação da CBF de fazer um licenciamento dos clubes a partir de 2018, onde os clubes serão obrigados a terem categorias de base e com profissionais licenciados nos cursos da entidade, possivelmente haverá um grande avanço, óbvio que temos que esperar que isso ocorra para ver os reais ganhos.
Poucas oportunidades para o treinador de base no Estado do Ceará.
(Alyson Henry) De certa forma sim, mas o que eu acho mesmo é que os treinadores aqui na região sul/sudeste do país têm mais oportunidades devido muitos clubes daqui da região estarem nas principais competições de base do país como: Copa São Paulo, Copa do Brasil, Taça BH, regionais fortes, dentre outras competições. Com isso conseguem mostrar seu trabalho em competições que são vitrine.
O melhor treinador na atualidade.
(Alyson Henry) Na minha opinião o Tite, pois vem se destacando com bons trabalhos e hoje no comando da seleção brasileira continua muito bem. Então acho que ele hoje seja a bola da vez do futebol brasileiro. Ele é um treinador que se modernizou e buscou o conhecimento mais aprofundado do futebol e com isso conseguiu bons resultados o que lhe credenciou a estar no posto que está hoje por merecimento.
Para ser um bom treinador.
(Alyson Henry) Vários fatores somados, não tem fórmula mágica. Mas na minha opinião existe um tripé de sustentação a todos fatores que é: Boa Treinabilidade, Visão de Jogo e Comando de grupo (que muitos chamam de vestiário).
Sonhos
(Alyson Henry) É me sentir bem onde eu estiver trabalhando. Claro que eu gostaria de treinar equipes de alto nível do futebol mundial, mas tenho a consciência que o mais importante é me sentir bem seja na base ou no profissional dos clubes pelos quais e passar.
O Ferroviário.
(Alyson Henry) O Ferroviário Atlético Clube para mim foi a porta de entrada no futebol onde eu pude mostrar meu trabalho, clube ao qual sou muito grato por tudo que vivi lá.
O Brasil de Pelotas.
(Alyson Henry) O clube está se reestruturando no setor das categorias de base, passou alguns anos sem investir na base, porém em 2017 fez um investimento muito bom já largando com um centro de treinamentos para as categorias de base (antigo CT do Fragata Futebol Clube) com tudo que é preciso para se fazer um bom trabalho. Esperamos fazer um bom trabalho para que o clube possa daqui um tempo ter vários jovens valores revelados nas categorias de base.
Alem de Alyson, outro treinador saiu da base do Ferroviário, e iniciou atividades no Brasil de Pelotas, o nome dele é Delmiro Mendonça, mais a história dele contaremos em outra matéria.
Delmiro Mendonça, ex-Ferroviário - Foto: Arquivos Pessoais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário