sexta-feira, 22 de junho de 2018

O ÁRBITRO: CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE JANDERSON BANDEIRA

Foto: Pedro Chaves/FCF
Janderson Bandeira, 30 anos de idade, nascido em Fortaleza/CE, árbitro dos quadros da Federação Cearense de Futebol, estará no comando da partida entre Barbalha x Guarany de Sobral, neste domingo (24), na cidade de Barbalha/CE, no jogo de volta das finais do Campeonato Cearense de Futebol Série B. 

Janderson Bandeira, além de um bom árbitro, mostra desde o início da carreira que a superação era necessária para conseguir ser um árbitro em alto nível. Como em sua maioria, muitos dos árbitros tem sua primeira experiencia nos campos de subúrbio, e com Janderson, não foi diferente. Mas o futuro árbitro queria mais! 

“Manoel Meirelles, árbitro que atua no subúrbio, frequentemente me chamava para acompanhá-lo nas partidas, mas eu queria mais, e foi através de um amigo me informou que iria iniciar uma nova turma na Escola de Árbitros de Futebol Alzir Brilhante, da Federação Cearense de Futebol, e me inscrevi!” 

ESCOLA DE ÁRBITROS
Em 2015, com 27 anos, Janderson, fez sua inscrição no curso, e quanto a inscrição e a parte teórica, Janderson, não teria problema algum, mas, seu maior obstáculo para conseguir ser um futuro árbitro em alto nível, seria perder uns quilinhos. 
Cerimonia de Formação - Foto: Pedro Chaves/FCF
“Me inscrevi no curso em 2015, onde iniciei com 27 anos, e pesava 130kg, esse foi meu maior desafio, perder peso. Fui em busca de meus sonhos, e não era uns quilinhos que iram tirar o foco, fui procurar ajuda com profissionais na área de nutrição, e motivação para seguir à risca o plano alimentar!” 

“Foram dias difíceis, mas eu queria mostrar que eu, você e qualquer um que tenha metas na vida, poderia conseguir driblar as dificuldades e conquistar seus objetivos, além de qualidade de vida. Foram 11 meses de muito estudos, prática e exercícios, para chegar a minha formatura com exatos 85kg, deixando para trás 45Kg.” 

Além de conseguir conquistar sua meta, Janderson Bandeira, foi o primeiro colocado na turma de 2015, chegando a índices surpreendentes na parte teórica, prática e física. Em sua formatura, além de aplausos, a emoção tomou conta de todos. “Minha família teve um papel fundamental nessa minha caminhada, em especial minha esposa Andréa e minha filhinha Jordana de apenas dois anos, que é sempre minha inspiração.” 

O COMEÇO DENTRO DE CAMPO 
Janderson Bandeira, comandou sua primeira partida pela Federação Cearense de Futebol, em 23 de julho de 2016, no CT do Floresta Esporte Clube, entre as equipes do Ferroviário x Guarany de Sobral, partida está valida pelo Campeonato Cearense Sub-17/2016, sendo auxiliado por George Genuca (Ass1) e Yuri Cunha (Ass2). 
Ceará x Maranguape (Cearense Série A/2018) - Foto: Pedro Chaves/FCF
Desde sua estreia, Janderson Bandeira, já comandou vários jogos de base, e também no profissional, iniciando na terceira divisão cearense, e atuando na elite do futebol cearense, como na partida entre Ceará x Maranguape. Perguntado ao árbitro qual partida que marcou para ele, me respondeu, “Uma das partidas que marcou minha vida, foi na final do Campeonato Cearense Feminino de 2017, em campo estava Caucaia e São Gonçalo, e após o tempo normal finalizar em 1 a 1, nos penais o São Gonçalo, sagrou-se campeã 2017. Na partida, só eu do quadro masculino, sendo auxiliado por Magna Leilane (Ass1), Carolina Sousa (Ass2), Ariany Cristini (Quarto árbitro) e Camila Sousa (Quinto árbitro). Uma partida onde o futebol cearense também mostrou que o quadro feminino tem potencial e qualidade." 

A FINAL DO CEARENSE SÉRIE B 
Foto: Pedro Chaves/FCF
“Encaro esse próximo desafio com muita responsabilidade e orgulho, não só pela representatividade que tem no futebol cearense, mas, pela confiança que me foi dada pela Comissão de Arbitragem. Na partida deste domingo (24), entre Barbalha e Guarany de Sobral, será colheita dos frutos que plantei com responsabilidade, profissionalismo, estudo e suor, no começo de tudo.” Finalizou Janderson Bandeira, árbitro da Federação Cearense de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário