Treinador Júnior Negão (FEC) Foto: Pedro Chaves - @pedrochavesce |
Das quadra para o triunfo nos gramados cearenses, a joia da base de hoje é o treinador Campeão Cearense Sub-13/2018, Francisco William Cassiano da Silva, ou se preferir “Júnior Negão”, como é conhecido no mundo da bola.
Aos 35 anos de idade, Júnior Negão, conquistou seu primeiro título nos gramados, e cravou seu nome ainda na história centenário do Fortaleza Esporte Clube, ao conquistar o primeiro título do clube, na categoria Sub-13, em campeonatos chancelados pela Federação Cearense de Futebol. Mas a história de títulos desse jovem treinador, não começou hoje.
Nascido em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, Júnior Negão, quando garoto iniciou como atleta de Futsal na AABB, e em 2002 migrou para os gramados, onde se profissionalizou pela equipe do Uruburetama/CE, mas no ano seguinte deixou os gramados para ingressar na vida militar, onde serviu ao serviço militar até 2007. Júnior até que tentou retornar aos gramados, mas com as dificuldades do mercado da bola, optou em retornar às quadras, e deu certo.
Como atleta, em 2007, atuou no Campeonato Cearense de Futsal, pelo Fortaleza, deste ano em diante atuou no Ferroviário/CE, Quixeramobim/CE e no Mato-Grosso. Em 2011, surgiu uma proposta para atuar no Cazaquistão, onde ficou até 2012. Passagens que serviram para acrescentar a sua vida profissional de atleta, mas foi como treinador de base que as conquistas afloraram.
De 2013 á 2017, Júnior Negão, conquistou vários títulos como treinador de base Falcões da Vila Futsal, onde recebeu o convite para treinar a equipe de Futsal do Fortaleza Esporte Clube “base”. Com os garotos do Fortaleza Futsal, foram muitas conquistas ao longo de um ano e meio de trabalho. Campeão da Copa Metropolitana Sub-13/2017, Campeão Cearense Sub-13/2017, Campeão da Lifec Sub-11/2017, Vice-Campeão Cearense Sub-11/2017, Vice-Campeão do Brasil de Futsal Sub-13/2017.
Foto: Pedro Chaves - @pedrochavesce |
Seu maior desafio ainda estava por vir, e em 2018 veio a oportunidade de comandar a equipe do Fortaleza Esporte Clube, no Campeonato Cearense de Futebol, único título que o clube não tinha, isso mesmo, não tinha, pois a equipe conquistou o título do certame 2018.
A conquista veio depois de dois grandes confrontos contra a ótima equipe do Juazeiro. Na primeira partida da final, no dia 22 de Setembro de 2018, o Fortaleza, venceu a equipe do Juazeiro, por 2 a 1, com gols dois gols do artilheiro Paulo Roberto, e Arthur descontou para o Juazeiro. A vitória na primeira partida dava vantagem ao Fortaleza, de perder até por um gol de diferença na partida seguinte.
Na segunda partida, e jogando na sede do clube, Estádio Alcides Santos, o clima se tornava favorável a uma linda conquista, mas do outro lado tinha uma equipe forte que daria trabalho para ceder um título que também seria inédito para o adversário. Naquela tarde de domingo (30), depois de um primeiro tempo sem gols, víamos nos olhares dos garotos de ambas as equipes, um brilho diferente, uma mistura de apreensão, nervosismo, não sei, mais era diferente.
Atleta Paulo Roberto, marcou o gol do título, e 18 vezes na competição - Foto: Pedro Chaves - @pedrochavesce |
O Juazeiro, aos 11 minutos da segunda etapa, abriu o placar com o gol de Gustavo Gouveia, acendendo o sinal de alerta para equipe tricolor, e dando ânimo a equipe do Juazeiro, para buscar o segundo gol, o gol que lhe daria o título, e o gol veio. Aos 22 minutos, novamente Gustavo Gouveia, ampliava o placar para o Juazeiro. Daí então, restavam infinitos 8 minutos de jogo para o Juazeiro, mas o futebol não é um número exato, e tudo poderia acontecer, e aconteceu. Nos acréscimos, para ser mais preciso, aos 33 minutos, Paulo Roberto, artilheiro da competição, marcou o gol que deu o título de Campeão Cearense Sub-13/2018, a equipe do Fortaleza Esporte Clube, título este, ainda não conquistado e às vésperas da equipe completar 100 anos.
Emoção pós jogo - Foto: Pedro Chaves - @pedrochavesce |
Voltando ao Júnior Negão, esse jovem treinador, de apenas 35 anos, que está no último semestre de Educação Física, e comandou a equipe que conquistou o título que faltava na história do Fortaleza, dentro dos 100 anos de existência, ele escreve não só sua história, mas a história de um clube formador. Comissão Técnica na conquista; Ramon Ramos (Aux. Técnico), Anderson Ferreira da Silva (Prep. Físico), Carlos César Xavier de Sousa (Massagista) e Paulo Henrique Pessoa Lima de Sousa (Prep. de Goleiros). Campanha: 14 jogos, 35 pontos, 11 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 35 gols marcados, 8 gols sofridos.
Júnior, continua no Fortaleza Futsal e continuará fazendo a transição das quadras para os gramados, contribuindo para o surgimento de novos atletas não só para o Fortaleza, mas para todo o cenário futebolístico do Brasil, e porque não do mundo!
APROVEITA AÍ E SEGUE NOSSO INSTAGRAM - @CANALDABOLACE